Luana Mattos | Writing a better world » Arquivo » “O Coaching é uma formação que gera transformação nas pessoas”, diz Clis Eberhardt.
“O Coaching é uma formação que gera transformação nas pessoas”, diz Clis Eberhardt.
03 de janeiro, 2018

Quando eu ouvi falar sobre o processo de Coaching pela primeira vez, admito que estava um pouco cética a respeito dessa metodologia e suas ferramentas. Decidi fazer o curso, disponibilizado de forma gratuita pela Faculdade Cesuca por mera curiosidade. Somente quando entrei na sala de aula e ouvi Clis Eberhardt falar com tanta propriedade e desenvoltura sobre o assunto que pude perceber e reconhecer a eficácia do método.

Após quatro noites (carga horária oferecida pela Cesuca) de aprendizado e aplicação de algumas das ferramentas mais conhecidas do método, eu saí de lá com algumas decisões pré estabelecidas, uma delas é justamente essa que vocês estão vendo agora: eu decidi voltar a escrever e produzir matérias, um sonho que há meses estava guardado no fundo da gaveta.

Como forma de agradecimento decidi prestigiar o trabalho da Clis, e a convidei para uma entrevista onde ela nos conta um pouco da sua trajetória e experiência no coaching.

Quando e como você descobriu que queria trabalhar com o Coaching?

Quando fiz a cadeira de Gestão de Pessoas na faculdade, no conteúdo aplicado havia a matéria do Coaching, que foi onde conheci essa metodologia. Hoje sou formada em Administração, mas antes de iniciar a graduação, tinha muita vontade de cursar Psicologia, pois entendia que desta forma poderia ajudar outras pessoas e admiro muito essa profissão. Porém acabei de matriculando e cursando Administração. Quando conheci o Coaching na cadeira de Gestão de Pessoas, fiquei encantada com o significado desta metodologia, a busca dos objetivos e autoconhecimento foram o que mais me chamaram atenção. Nesta época eu estava me sentindo meio “perdida” quanto aos meus objetivos de vida, e conhecer o Coaching me ajudou demais. Foi tão bom pra mim que resolvi buscar a formação para ajudar outras pessoas também. O Coaching é diferente de psicologia, são profissões distintas, mas com o Coaching também tem como objetivo ajudar as pessoas.

Em sua opinião, por que o Coaching tem se tornado cada vez mais popular?

Acredito que o Coaching tenha se tornado popular, pois muitas pessoas confundem o real significado desta metodologia com outras finalidades, como por exemplo treinador ou mentor, acabam falando que tudo é Coaching, mas existem muitas diferenças. Outro motivo, estão nas diversas propagandas e publicações de cursos de Coaching que estão aparecendo, sendo que muitas instituições acabam se preparando pouco para formar Coaches. O Coaching é uma formação que gera transformação nas pessoas, que envolve muita prática, por este motivo deve-se ter cuidado ao organizar uma formação desta proporção.

Como funciona o processo de Coaching?

A principal finalidade do Coaching é ajudar as pessoas a alcançarem objetivos na vida, profissional ou pessoal, sendo que o Coach (profissional) não deve dizer ao seu cliente o que ele tem que fazer. O profissional deve ouvir o seu cliente e questioná-lo, para que o mesmo encontre as suas próprias respostas dentro de si, gerando assim o autoconhecimento e o alcance do objetivo. Quanto ao processo de Coaching (life), geralmente são de oito à doze sessões, sendo cada sessão no mínimo 1h e no máximo 1h e 30 min. Os encontros geralmente são semanais ou quinzenais, conforme o acordo entre coachee (cliente) e coach (profissional). Em todas as sessões a ferramenta principal são os questionamentos e podem haver outras ferramentas de acordo com cada processo, porém sempre com perguntas instigantes e focadas. A finalidade do Coaching é ajudar as pessoas a alcançarem objetivos, ou seja, visão de futuro. Algo que a pessoa queira pra si, que vá lhe ajudar a ser uma pessoa melhor. O Coaching é um processo sigiloso, o profissional jamais deve passar as informações que recebe do cliente para terceiros.

Quanto ao Coaching Executivo, o número de sessões, a duração de cada sessão, o sigilo quanto as informações empresariais podem variar do que foi mencionado anteriormente. Estes pontos devem ser alinhados com a empresa.

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

O Coaching é um processo que auxilia as pessoas buscarem objetivos através de questionamentos. Entende-se que cada pessoa tem as suas próprias respostas dentro si, porém em nosso dia-a-dia não somos instigados a buscar estas respostas, desta forma o Coaching ajuda e proporciona um autoconhecimento e o alcance do objetivo.

O Mentoring é diferente do Coaching. No processo de Mentoring o profissional precisa ter conhecimento do que o cliente busca, e contrário do Coaching, o Mentor fala de sua experiência e diz o que precisa ser feito, sendo que no Coaching o profissional não pode dar sua opinião e sim questionar.

Exemplo de Mentoria: Uma pessoa quer entender muito de vendas, quer ser um ótimo vendedor, porém ele quer mais informações de como ser um vendedor de sucesso. Neste caso, essa pessoa precisa buscar ajuda de um mentor que entenda muito de sucesso em vendas para lhe ajudar, que vai lhe dizer os melhores caminhos e a melhor forma de alcançar o sucesso desejado.

Exemplo de Coaching: O cliente busca um processo de Coaching para desenvolver sua autoconfiança. Através dos questionamentos a pessoa acaba se autoconhecendo, entende o que é importante pra ela quanto ao seu objetivo e desenvolve a habilidade desejada.

Quais os maiores desafios dessa profissão?

Acredito que temos que olhar a palavra “desafio” e entender que ela é ótima para a nossa vida, são os desafios e a busca pelos nossos objetivos que nos movem. Acredito que para todas as profissões, inclusive o Coaching, o maior desafio seja ter muita persistência, pois muitas vezes as pessoas não alcançam o sucesso por desistirem nas primeiras dificuldades.

Poderia compartilhar alguma experiência que viveu durante o processo de Coaching? (Pode ser uma experiência tanto como coach quanto como coachee)

Vou citar uma experiência que tive como coachee (cliente).

A primeira vez que busquei um processo de Coaching, foi para me auxiliar a entender o que eu desejava de verdade pra minha vida, pois muitas coisas que estavam acontecendo ao meu redor, não estavam fazendo sentindo pra mim, eu me sentia “perdida”. Com o processo de coaching, consegui adquirir o autoconhecimento e entendi muitas coisas da minha vida, sendo que o ponto mais importante pra mim, foi entender que muitas coisas das quais eu reclamava, estavam acontecendo simplesmente por eu deixar acontecer, até então eu não estava fazendo nada para mudar. O processo de Coaching me ajudou muito a mudar e desenvolver muitas coisas pra mim.

Acompanhe a Clis no Facebook e também no Instagram.

Contato para sessões de Coaching pelo telefone: (51) 99552-9341

Luana Mattos
postado por
Luana Mattos